...FARMACÊUTICOS COM DILMA

...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mais depoimentos de farmacêuticos que votam em Dilma!



E o e-mail do Blog "Farmacêuticos com Dilma" não para. São inúmeras manifestações de apoio chegando. Farmacêuticos de todo do Brasil dizem porque votam em Dilma. Diferente de outros que clamam para que não votem em Dilma, pregando o ódio, utilizando a estratégia da desinformação ou simplesmente usando o "FORA", no nosso blog os farmacêuticos dizem que votam e porque votam. Seguem mais 2 depoimentos:

ANTONIO BONFIM




MANOEL ROBERTO DA CRUZ SANTOS

O vídeo está disponível no facebook através do link: https://www.facebook.com/video.php?v=758485020884956&set=vb.100001703946492&type=2&theater

Abaixo o texto na íntegra do vídeo gravado por Manoel Roberto: 

"Aos meus amigos farmacêuticos, ex-alunos, colegas de profissão e militantes da consolidação e qualificação da Assistência Farmacêutica (A.F.).


Temos caminhado juntos nesta luta pelo reconhecimento da A. F como uma valorização da Integralidade na Atenção à Saúde dos brasileiros.



Nossa luta não é recente. Nasceu da compreensão de uma geração de sonhadores, que na década de oitenta, marcharam de vários estados brasileiros em direção a Brasília e, na VIII CNS, plantamos a 1ª semente do que compreendíamos ser uma desejada A. F aos brasileiros: INTEGRAL E HUMANIZADA.



Veio a Constituinte, a formalização do SUS na década de 90 e em 1993 ajudamos a definir, no governo de Itamar Franco, o Decreto 793, que estabelecia a 1ª normatização no País para o medicamento genérico e a devida denominação genérica.



Não nos abatemos quando FHC e José Serra enterraram este Decreto em 1998 com o Cavalo de Tróia da Lei dos Genéricos e toda uma legislação entreguista das Patentes sobre os medicamentos.



Acumulamos forças necessárias para, a partir de 2003, no 1º Governo Lula, já no Ministério da Saúde, começarmos a organizar a A.F. com a formalização do DAF/SCTIE. A partir daí desencadeamos a concretização de uma política de A.F. exitosa no setor de medicamentos.

Farmácia Popular do Brasil.


Garantia de acesso a todos os medicamentos necessários para a cobertura de doenças desde a dimensão da Atenção Básica, passando pela total cobertura no tratamento da DST/AIDS, até ao tratamento integral das doenças raras e complexas (componente excepcional e especializado)


Financiamento da produção nacional de medicamentos por meio da transferência de tecnologia e investimento aos laboratórios da Rede pública.


 Desenvolvimento do Sistema Nacional de Gestão da A. F. (Sistema Hórus)



Criação do Planejar é Preciso



Criação do Qualifar-SUS, com o financiamento da qualificação da A.F. para mais de 3000 municípios participantes do Brasil sem Miséria



Reconhecimento pelas equipes de saúde da necessidade em contar com o profissional farmacêutico na orientação e cuidado no uso dos medicamentos pelos usuários.



Enfim, programas que não só proporcionaram o acesso aos medicamentos pela totalidade dos brasileiros, independente de sua classe social, como também na estruturação destes serviços com o objetivo de qualificar a A. F.



Depois de 12 ANOS de governos que sempre compreenderam a necessidade de valorizar e garantir o acesso aos medicamentos com qualidade corremos um sério risco de vermos todas estas conquistas serem negadas à população brasileira.



Precisamos consolidar todo este avanço e valorização da A. F. Brasileira. Entendo que só conseguiremos avançar na construção desta importante história coletiva e relevantes conquistas socias com a ELEIÇÃO DE DILMA POR MAIS 4 ANOS". 

Nenhum comentário: